O que comer antes e depois do treino?


O que comer antes e depois do treino para contribuir ao máximo para o desenvolvimento dos resultados das atividades físicas? Não é fácil perder aquela gordurinha ou aumentar os músculos, não adianta ficar só nos exercícios e não mudar a alimentação.


A alimentação é essencial tanto para quem treina visando a perda de peso quanto para quem quer ganhar massa muscular.


Para que o organismo tenha energia e ao mesmo tempo queime calorias, é necessária uma alimentação equilibrada antes e depois dos exercícios com alimentos que auxiliam no seu objetivo.


O que comer antes do treino (Alimentação Pré Treino):


  • Carboidratos: Você pode consumir carboidratos de baixo índice glicêmico, como: batata doce, mandioca e frutas. Esses alimentos possuem uma digestão lenta do açúcar, proporcionando energia por mais tempo durante o treino. Ou açaí e batata inglesa, caso preciso de energia rápida.

  • Proteínas: Essencial para a recuperação e manutenção dos músculos, você encontra proteína em ovos, atum, frango, entre outros.

  • Água: Hidrate bem o seu corpo antes e durante os exercícios físicos.

O que evitar de comer antes dos treinos:


  • Fibras: Essencial na alimentação, evite consumir fibras antes do treino. Pois, elas atrapalham na absorção dos carboidratos e podem causar desconfortos gastrintestinais

  • Gorduras em excesso: Nesse caso, opte pela gordura boa do óleo de coco, rica em triglicerídeos de cadeia media, rápida absorção e efeito termogênico.

O que comer depois do treino (Alimentação Pós Treino):


  • Proteínas: Capriche em uma refeição proteíca. Você pode consumir leguminosas, soja, carnes, iogurtes com baixo teor de gordura. As proteínas irão auxiliar na reconstrução das fibras musculares.

  • Carboidratos: especialmente se a atividade foi intensa, o carboidrato é obrigatório, pois ele repõe os estoques de energia (que gastamos durante o treino) e preserva a massa magra (assim, nosso corpo não utiliza as proteínas como fonte de energia). Prefira alimentos com farinha integral,

O que evitar no pós treino:


  • Álcool: Evite álcool após o treino pois, ele sobrecarrega o fígado e rim. Sobrecarregando o fígado, ele passará metabolizar o álcool ao invés de agir de forma positiva na regeneração muscular.

  • Carne com Gordura: A gordura é digerida lentamente em nosso corpo e após o treino o corpo necessita de alimentos de rápida absorção.

  • Açaí: O alimento, no entanto, é recomendado para o pré-treino, não para o pós. Por ser rico em açúcar e carboidrato, ele fornece energia de maneira rápida e para ser gasta. Se consumido depois do treino, acabará sendo convertido em gordura pelo corpo.

Qual horário devo consumir minha refeição pré treino?


Caso consiga, se alimentar uma hora antes do treino priorize alimentos com carboidratos de digestão lenta. Caso tenha um intervalo menor, prefira os carboidratos de absorção rápida, pois irão entregar energia para o corpo mais rapidamente.

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Adesso|Escola de Gastronomia

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