Qual o tempo de cozimento do ovo?

O ovo cozido é uma das mais fáceis preparações presentes na cozinha, mas provavelmente, todo mundo já errou no ponto do ovo cozido – deixando a gema mole ou “esquecendo” no fogo.

O tempo de cozimento, é essencial para o bom preparo do ovo cozido, como pode-se reparar na figura abaixo que é referente ao teste que realizamos com ovos em diferentes tempos de cocção.


Além do tempo de cocção, você pode seguir essas dicas para preparar o ovo cozido perfeito:

DICA 1:

Os ovos devem ser colocados em água fria e com quantidade suficiente para cobri-los por totalmente. Não deve colocar o ovo em água fervente, pois pode rachar a casca.

DICA 2: O ovo possui uma casca porosa, por isso, colocar sal na água deixará a clara salgadinha. Também, colocar algumas gotas de vinagre na água ajudará a clara coagular caso a casca rache.

DICA 3:

Como você prefere a gema? Se você gostar de gema molinha, deixe de 3 a 5 minutos. Caso, prefira a gema dura deixe de 15 a 20 minutos. E lembre de começar o tempo, após a água começar a ferver!

DICA 4:

Assim que atingir o ponto de cozimento desejado, retire o ovo da água fervente e leve-os sob a água fria para parar o cozimento interno.

DICA 5:

Para descascar espere esfriar e com ajuda de uma colher, bata devagar na casca até rachar. Descasque o ovo com delicadeza para não sair um pedaço da clara junto.

Pronto, agora você não vai mais dispensar um ovo porque ficou com a gema mole demais ou rachou a casca. Compartilhe essa dica!

Adesso|Escola de Gastronomia

e Negócios

Unidade 1: Av. Goiás, 180, São Caetano do Sul, São Paulo, SP 

Unidade 2: Rua Chamantá, 1051, Mooca, São Paulo, SP

Tel: (11) 2801-6949

WhattsApp: (11) 96322-7535

 

Contato

 

Siga nos na rede social:

 

  • Facebook Classic
  • Instagram