Qual o tipo de Panela é o ideal para cozinhar?

Você sabia que existem diferentes tipos de panelas? E cada panela é indicado para um certo preparo, pois os componentes utilizados na fabricação podem interferir com os alimentos? Vamos conferir os prós e contras das principais panelas encontradas no mercado.
Panela de Alumínio:
Por ser as panelas com o preço mais acessível, a panela de alumínio é facilmente encontrada nas cozinhas brasileiras. Como benefícios além do preço acessível, elas aquecem rápido e possuem fácil manipulação.
Como desvantagens pode-se falar: do alimento se esfriar rapidamente na panela e no decorrer da vida útil da panela de alumínio ela fica escura e manchada.
Toda vida, seu uso deve ser feito com cuidado, pois o alumínio pode ser transferido da panela para os alimentos, principalmente quando elas são novas e o excesso de alumínio pode ser prejudicial à saúde.
Para diminuir a transferência do alumínio para os alimentos evite utilizar a panela para fritar, pois altas temperaturas facilitam o processo e alimentos ácidos como tomates ou ricos em enxofre como o espinafre.
Panela de Ferro:
Diferente da panela de alumínio, a panela de ferro quanto mais velha, melhor. Pois, ela possui boa durabilidade e mantem o alimento quente por mais tempo.
Como desvantagens, ela é uma panela pesada, que precisa de cuidado ao manusear e cuidado na higienização e armazenamento, pois pode enferrujar.
Panela de Vidro:
Uma das panelas mais lindas. Além disso, aquece rápido o alimento e permite melhor visualização dos alimentos durante o processo de cocção.
Mas, ela é uma panela cara, pesada e extremamente frágil. É importante prestar atenção na hora que estiver cozinhando, pois ela é muito aderente o que pode resultar em comida queimada ou alimento grudado no fundo.
Panela de Inox:
A panela de inox apresenta um alto custo de compra, mas em contrapartida é fácil de higienizar e possui ótima durabilidade, mas para isso são necessários certos cuidados, como a utilização de utensílios de silicone já que é fácil de riscar.
Quando nova, libera níquel, cromo e ferro nas primeiras vezes de uso, portanto antes de usa-la pela primeira vez, ferva a água na panela e descarte. Repita esse processo três vezes para eliminar alguns resíduos e evitar que eles sejam transferidos para o alimento.
Panela de Cerâmica:
A panela de cerâmica é uma das mais bonitas e desejadas nas cozinhas. Pois, é antiaderente, fácil de higienizar e mantém o alimento quente. Apesar de demorar para esquentar, quando esquenta é bem rápida e eficiente.
Panela de Barro:
É a típica panela de comida caseira de fazenda, possui baixo custo, mantém o alimento aquecido por mais tempo, não passa nenhum componente químico para as preparações e ainda pode ser utilizada no forno.
A panela de barro é ideal para preparar alimentos com longa cocção e com muito líquido, no qual, também pode ser utilizada na hora de servir o prato, como por exemplo no preparo de moqueca.
Panela Antiaderente:
A panela antiaderente aquece rápido, não gruda o alimento e é barata.
O grande problema, é que o material antiaderente se solta da panela conforme o uso, principalmente quando é utilizado utensílios de alumínio, podendo promover a formação de substâncias cancerígenas.
Panela Esmaltada:
É ideal para deixar a cozinha colorida por conta das inúmeras opções de cores disponíveis. Além disso, ela é leve, fácil e aquece rápido.
O ponto negativo, é o alto custo.
E ai, já escolheu o seu tipo de panela favorito? Qual é? Conta para nós!